Inicial > Não publicados > 29/04/2009 – Parque das Bicicletas

29/04/2009 – Parque das Bicicletas

Viva a tranquilidade deste oásis situado em uma das regiões mais movimentadas de São Paulo

No cruzamento das avenidas Indianópolis e Ibirapuera, na Zona Sul da capital paulista, circulam diariamente cerca de 100 mil veículos. Em uma das esquinas, localiza-se um dos mais tranquilos redutos verdes da cidade: o Parque das Bicicletas.

Inaugurado em 2000, o parque possui uma área total de 20 mil metros quadrados, com pistas amplas e planas em meio a palmeiras, ipês e outras árvores bem cuidadas. Há também áreas para a prática de skates, patins e um espaço onde os pais podem acompanhar as primeiras pedaladas de seus filhos, como é o caso da publicitária Celeste Tubenchlak, 33. “Há espaço para todas as idades”, ela diz, sem tirar os olhos de seu pequeno Lucas, 6, enquanto este dá voltas ao redor da pista principal. “Foi aqui que ele aprendeu a andar de bicicleta, e todo fim de semana ele pede para voltar”. Para quem não possui bicicleta, é possível alugar uma junto à entrada do parque. Há peças de vários tamanhos e modelos. O parque funciona das 6 às 22 horas, e é proibida a entrada de animais.

Há realmente opções de lazer para todas as faixas etárias. A poucos metros da ciclovia, encontra-se o Espaço da Terceira Idade, com aparelhos de ginástica exclusivos para idosos. São mais de 15 artefatos coloridos de metal e madeira, que – apesar de diferirem dos balanços, gangorras e escorregadores habituais nestes lugares – convidam à diversão até mesmo as crianças. É o primeiro núcleo de recreação deste tipo criado na cidade de São Paulo.
O parque também abriga algumas obras de arte, como as sete esculturas em resina feitas pelo artista plástico João Monteiro, trazidas do Vale do Anhangabaú para o local em dezembro de 2007. O conjunto, intitulado “Ginga Canonizada: deuses e semideuses do futebol brasileiro”, transmite uma sensação de elasticidade e movimento característicos dos nossos jogadores.

Além disso, há vários bancos e quiosques espalhados pelo terreno, onde é possível simplesmente sentar e respirar um pouco de ar puro. O local funciona como um refúgio em meio à correria da cidade grande. Em prol da tranquilidade, ao contrário de outros parques, lá dentro tampouco são permitidos veículos motorizados e vendedores ambulantes. Há noite, há bastante iluminação, já que as árvores encontram-se esparsamente distribuídas no seu interior, estando mais concentradas nas fronteiras, propositalmente com o intuito de isolar o parque da poluição sonora produzida pelas avenidas próximas. Na visão da estudante de administração Antonia Peres e Silva, 31, “a paz desse lugar é impressionante. Certamente virei aqui mais vezes”.

O espaço honra o nome que lhe foi atribuído. Para quem gosta de pedalar, o asfalto das ciclovias está bem conservado e há inclusive sinalização de direção. É o sítio ideal para fugir do amontoado de bicicletas que ocupam as pistas estreitas do vizinho Parque do Ibirapuera nos fins de semana. O único percalço é que uma volta inteira no parque, pelo seu tamanho reduzido, dura poucos minutos.

Para quem é novato nos pedais, o CAB – Clube de Amigos da Bike – organiza passeios a partir do parque toda segunda-feira. Segundo Sérgio Affonso, 28, vice-presidente do clube, “não precisa ser bicicleta com marchas, pois o passeio é bem light e tem a intenção apenas ensinar dicas de segurança aos que querem aprender a pedalar”.

Outro ponto negativo é que o espaço só abriga um banheiro masculino e um feminino. Nos dias de maior movimento, pode haver filas. Finalmente, constata-se ali a ausência de bebedouros. O visitante deve levar água consigo se não quiser passar sede. Mas nada disto tira o encanto de quem resolve saborear alguns momentos de sossego em São Paulo sem ter que se deslocar para lugares mais afastados, como o Horto Florestal ou o Parque da Cantareira.
Portanto, se você quer experimentar um pouco da graça, do contato com natureza e da calma transmitida pelo Parque das Bicicletas, não perca tempo. Há vagas para estacionamento dentro do parque e em ruas próximas. Mas, se você não tiver carro, não se preocupe. Vários ônibus podem levá-lo até lá. Consulte o site da SPTrans para mais detalhes. Bom passeio!

Parque das Bicicletas:
Endereço: Alameda Iraé (esquina com a Avenida Indianópolis), 35 – Moema, Zona Sul.
Quando: diariamente, das 6 às 22 horas.
Quanto custa: a entrada é gratuita. O aluguel da bicicleta custa R$ 5 para cada 30 minutos. Para alugar, é preciso levar um documento de identificação.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário